2 de janeiro de 2013

0

Sua amiga, a pílula

Posted in


Estava um dia desses conversando com uma amiga e ela me disse que foi ao médico e não entendeu nada quando ele explicou para ela como tomar anticoncepcional, ai fiquei pensando, quantas garotas devem ter as mesmas duvidas que a minha amiga, de como tomar, quando tomar, qual tomar etc, então pesquisei, li bastante e achei um artigo numa revista  antiga minha da Todateen e resolve colocá-lo aqui no blog para vocês.

Como funciona

Ela evita a ovulação por conta dos dois hormônios que possui (estrogênio e progesterona), que impedem que um outro hormônio, o SSH, seja produzido. Sem ele, não há ovulação.

Quando começar

O ideal é a partir de dois anos após a primeira menstruação. Segundo o ginecologista José Bento, "é bom evitar a pílula logo após menstruar porque você não está com o sistema neuroendócrino totalmente formado""

Pode emendar uma cartela na outra? 

Sim, porque a maioria das pílulas são monofásicas, ou seja, elas têm a mesma quantidade de hormônio em cada comprimido. "Eu particularmente, até oriento minhas pacientes a tomar continuamente pra não ter sangramento nem TPM", diz  o especialista. Mas é bom conversar com o seu gineco antes, ok?

Mesmo horário

O ideal é que o anticoncepcional seja tomado na mesma hora, já que as pílulas de baixa dosagem, quando tomadas em períodos diferentes, podem causar sangramento.

Pilula do dia seguinte

Ela tem uma quantidade muito grande de hormônio que "bagunça" o organismo e não deixa a garota ficar grávida. "Essa pílula funciona como se desse uma chacoalhada no seu sistema neuroendócrino. Quando usada eventualmente e no caso de urgência, não causa problema. Mas se usada continuamente, ela é prejudicial sim, porque a quantidade de hormônio é muito grande. Vai chegar um momento em que o organismo não responde mais ao medicamento", alerta o médico.

Atenção meninas, a pílula previne gravidez, ela não protege contra doenças sexualmente transmissíveis, então lembrem-se, camisinha é essencial viu?


0 Recadinhos: