14 de junho de 2014

5

Ler é tudo de bom: Benefícios da leitura

Posted in


Ler é uma maravilha! Abrir um livro é como abrir a porta para um mundo novo, lê-lo é fazer parte desse mundo. É uma aventura sem igual. Você se emociona, sofre, se diverte, sente medo, se apaixona… você faz parte daquela história, e quando acaba, uma parte de você fica incompleta, querendo muito mais.
É uma pena que a leitura não é algo que faça parte da vida de todo mundo, ler é tão bom, ler é uma distração pra lá de sadia,  se você ainda não está convencida disso, leia abaixo os 10 benefícios que servem como um grande estimulo pra começar a trazer pra sua vida esse habito que irá muda-la para sempre.

1 – Exercício Mental

Atividades como leitura podem diminuir o risco de desenvolver o Alzheimer em cerca de 30%, diz pesquisa. Manter o cérebro ativo e trabalhando previne a perda de força, pois o cérebro é como qualquer outro músculo do corpo e requer exercícios para manter-se forte e saudável. Jogos e caça-palavras, por exemplo, são outros ótimos exercícios mentais.

2 – Diminui o Stress

Apesar de todos os problemas que você tenha, no trabalho, em relacionamento, na vida, quando você lê uma boa história, tudo isso simplesmente parece mais distante. Um bom livro pode te levar para outros mundos, enquanto suas leituras diárias te deixam no mundo real, como uma notícia, por exemplo. Esqueça um pouco dos problemas e se permita relaxar um pouco.

3 – Conhecimento

Tudo que você lê é absorvido como conhecimento, algo que você não sabia, e você nunca sabe quando isso pode te ajudar algum dia. E como dizem não é: Conhecimento é poder! E uma coisa é certa, você pode perder tudo, trabalho, bens, dinheiro, até sua saúde, mas conhecimento, isso ninguém pode tirar de você.

4 – Expande seu vocabulário

Quanto mais você ler, mais estará em contato com novas palavras, e inevitavelmente você vai agregar essas palavras ao seu dia a dia. Falar bem e ser articulado são características  muito boas para todo tipo de trabalho e relacionamento, e saber que você pode falar bem em todos os lugares vai fazer muito bem para sua autoestima.

5 – Boa memória

Quando você está lendo um livro, você quer saber sobre as personagens, sua história, nomes, características, e também saber  os arcos da história que você está lendo, para conseguir ler o livro até o final, e o seu cérebro é ferramenta certa para lembrar-se das coisas facilmente.

6 – Melhora seu pensamento crítico

Você já leu algum livro com uma história de mistério, e consegui desvendar esse mistério antes de terminar o livro? Se já, seu pensamento crítico está funcionando muito bem. E você também pode conseguir falar sobre os livros, saber se foi bem escrito, se as personagens estão bem desenvolvidas ou mesmo se cronologia da história está correta. Em discussões com outros leitores você vai poder dar sua opinião mais claramente.

7 – Ter uma melhor concentração

No mundo de hoje se tem que fazer várias coisas ao mesmo tempo (trabalhar, ver o e-mail, conversar no chat, ver o celular, direcionar sua atenção para várias direções) e isso aumenta o estresse e diminui a produtividade. Já quando se está lendo, você está envolvido e prestando atenção apenas na história, o hábito de ler melhora e muito sua concentração.

8 – Escrever melhor

Isso vai junto com a expansão do vocabulário, sendo exposto às palavras, você fica melhor com elas, conseguindo escrever mais e melhor. É como músicos influenciam outros músicos, artistas influenciam outros artistas, você melhora sua escrita influenciado por outros escritores.

9 – Tranquilidade

Além de relaxar, você fica em paz e tranquilo enquanto lê, como livros de autoajuda influenciam o humor de algumas pessoas.

10 – Diversão grátis

Você não precisa comprar livros, em toda cidade tem uma biblioteca, vai lá e pegue um livro e leia, se não quer ir a uma biblioteca e também não quer gastar muito com livros, vá a um sebo, são melhores e os livros já vêm com um pouco da história do dono anterior, ou mesmo tem hoje em dia, graças à internet e tecnologia, e-books ou livros digitais que são boas alternativas também.

Gostaram do post? Conheciam todos esses benefícios da leitura? E vocês estão lendo algum livro no momento? Compartilhem suas ideias comigo, beijos e até o próximo post <3

5 comentários:

  1. Gosto de ler, mas sempre da uma preguiça haha. Acho q vou passar a ler mais depois de tantos benefícios :3
    http://luludeluxemburgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu amooo ler, é tudo de booom *-*

    Tem vídeo novo no blog, vem ver?Dessa vez eu mostro como organizo minhas roupas.
    http://espacoteencomanaliasantos.blogspot.com.br/2014/06/video-como-organizo-minhas-roupas.html
    Beeijos ♥

    ResponderExcluir
  3. Jéssica... Ler é um lazer! Melhora a saúde, a vida, os dias... Colore o que é incolor, colore até a dor e muda tudo! Adorei saber os benefícios que a leitura nos traz. Bjs no coração.

    juliamodelodemodelo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não tenho lido muito de um tempo pra cá mais gostei de post vou fazer uma listinha com todos os livros que eu ja to querendo ler ^^

    cherrycharming2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ler é bom demais, a gente aprende, se diverte, é uma terapia as vezes, pelo menos pra mim ;)

    Post novo \oô/
    Blog: Wow, Lovely!

    ResponderExcluir