9 de novembro de 2012

0

As sobremesas de verão que são amigas da dieta

Posted in

Crédito: Thinkstock
Que atire o primeiro palito quem nunca se rendeu a um delicioso sorvete em um dia típico de verão. Afinal, mesmo aquelas que estão empenhadas na dieta e na malhação merecem se refrescar com essa delícia, que muitas vezes é rica em chocolate (e calorias) para espantar o calor. Porém, transformar a sobremesa em um hábito cotidiano pode comprometer o emagrecimento.
Para quem não resiste aos doces de verão, a boa notícia é que existem opções amigas da dieta que podem saciar a vontade do açúcar sem prejudicar o resultado do treino. De acordo com a nutricionistaChris Vitola, as melhores opções são aquelas com frutas e sem ingredientes calóricos, como leite condensado, creme de leite, chocolate e chantilly. Assim, vale apostar em saladas de frutas, sobremesas à base de iogurtes, gelatinas, frutas em calda (sem açúcar!) e frozen yogurt.
Para se render às delicias de verão e ainda fazer bonito no biquíni, confira abaixo as opções doces amigas da dieta e faça as pazes com a balança.

Salada de frutas

Ricas em nutrientes e com valor calórico baixo, as frutas não podem ficar de fora da lista de sobremesas aliadas do emagrecimento. Porém, quem acha a opção sem graça pode deixá-la mais atraente adicionando os ingredientes certos. Só não vale apostar no creme de leite ou no leite condensado.
“Nós podemos colocar iogurte, granola, um pouco de mel, geleia, castanhas e nozes picadas”, aconselha a nutricionista. Ela também sugere adicionar à salada de frutas o suco de goiaba sem açúcar. “A dica é fugir da tradicional salada de frutas com maçã, banana, laranja e mamão. Use frutas e sucos diferentes, varie as opções e tente aprender a apreciá-la sem ter que ‘disfarçar’ com algum atrativo”, acrescenta ela.
É importante lembrar que as frutas não fazem bem apenas para a dieta, mas também para todo o organismo. Com suas propriedades, elas melhoram a pele, previnem o envelhecimento precoce, são cheias de vitaminas e fibras e fortalecem o sistema imunológico, entre outros benefícios.

Gelatina

Crédito: Thinkstock
Fácil de preparar, a gelatina é uma boa opção de sobremesa para quem não quer comprometer os esforços da malhação e ainda assim matar a vontade de açúcar. No mercado, existe uma grande variedade de sabores com redução de calorias e, com criatividade, é possível transformá-la em uma sobremesa atraente e amiga da dieta.
A dica da nutricionista Chris Vitola é adicionar frutas picadas e iogurte natural para dar um toque especial à gelatina. Ela também sugere que você faça a sua própria versão caseira do alimento. “Experimente prepará-la com ágar-ágar e suco de fruta, fica bem mais interessante do ponto de vista nutricional e é melhor ainda para a perda de peso”, explica ela.
Isso porque os alimentos industrializados, cheios de química, atrapalham o emagrecimento e podem comprometer a saúde em longo prazo.

Frozen yogurt

Quem aprecia sorvetes cremosos não precisa passar vontade para não prejudicar a dieta. A alternativa é apostar nos frozen yogurts, que são os sorvetes feitos de iogurte. A grande diferença entre eles e as versões tradicionais é o tipo de leite usado. A receita mais saudável é feita com leite desnatado e fermentado, sem conservantes e com muito menos açúcar.
Além de ser uma opção amiga da dieta, a sobremesa também pode ficar mais interessante com a escolha dos toppings, que são os acompanhamentos. As opções incluem frutas, caldas, geleias, castanhas, mel, confeitos e diversos tipos de chocolate derretido. Também é possível escolher o sabor do frozen, que varia do natural a receitas feitas com frutas ou caramelo, por exemplo.
A hora de montar o seu sorvete de iogurte é fundamental para não prejudicar a dieta, pois as escolhas farão toda a diferença no valor calórico da porção. Em geral, 100 gramas da massa têm aproximadamente 80 calorias. Para que esse valor não aumente em excesso, escolha acompanhamentos mais nutritivos e com menos gordura.
“Sem dúvida os melhores acompanhamentos são as frutas picadinhas, que têm menos calorias, mais fibras, mais fitoquímicos. As geleias sem açúcar também são boas opções, assim como as caldas de fruta diets, as frutas secas, castanhas e chocolate meio amargo, que deixam o frozen mais apetitoso”, explica a nutricionista. Porém, vale ressaltar que os dois últimos devem ser adicionados em pouca quantidade.

Crédito: Thinkstock

Sorvetes

Quem não resiste às versões tradicionais do sorvete não precisa passar vontade. Mas fazer as escolhas certas é fundamental para não colocar a dieta em risco.
Como lembra Chris Vitola, hoje existem no mercado muitas opções da sobremesa que não possuem açúcar, têm menos gordura e são muito saborosas.
“Os picolés de frutas são sempre bem-vindos, os de iogurte também. Eu gosto muito de ensinar a fazer um ‘sorvete’ bem saboroso e caseiro para os meus clientes: colocar uma banana com chocolate meio amargo derretido por cima no freezer. Fica uma deliciosa sobremesa, pode até colocar no palitinho!”, ensina ela.
Para driblar as calorias e degustar um sorvete refrescante, vale usar a criatividade.

Mousses

Os mousses são uma opção leve e fácil de preparar, porém, é preciso fazer alguns ajustes na receita para que ele não comprometa o emagrecimento. A nutricionista aconselha trocar o creme de leite normal pelo light, assim como o leite condensado. Outra dica é apostar em receitas com gelatinas e iogurte.
“Faça mousses de frutas em vez de chocolate, mas de vez em quando se permita saborear um mousse sem culpa. Só fique atenta à quantidade consumida”, afirma ela.

Smoothies

Os smoothies também são sobremesas bem refrescantes e aliadas da dieta para o verão. No entanto, preste atenção à receita para não acabar comprometendo o emagrecimento. Conforme explica Chris Vitola, ele não deve ter muito mel, açúcar ou leite condensado. O ideal é preferir a mistura de frutas com gelo. “Ele é refrescante e saboroso e ainda pode ser feito com alguns vegetais também misturando com as frutas”, ensina ela.
Assim, com um pouco de criatividade e as escolhas certas é possível aproveitar as sobremesas de verão sem colocar a dieta em risco para fazer bonito no biquíni.

Fonte: Todaela

0 Recadinhos: