30 de outubro de 2012

0

Como lidar com o ciúme

Posted in
Saiba o que fazer quando o ciúme toma conta da relação




Ciúme é um problema comum que atinge muitos casais. Todo mundo já passou por uma situação de crise e insegurança com medo de perder a pessoa amada. Porém, alguns casamentos passam por situações em que o ciúme exagerado destrói a relação e a causa problemas sérios no dia a dia. O que fazer quando o ciúme toma conta da vida conjugal?
Como controlar?
Para Suely Buriasco, Mediadora de Conflitos, o essencial para controlar o ciúme é partir para o diálogo: “A comunicação ineficaz é a grande responsável pelo surgimento de conflitos que eclodem em graves crises no relacionamento a dois. Isso porque as pessoas não estão habituadas a ouvir o outro de forma a compreendê-lo. É preciso refletir mais sobre o quanto se está considerando o outro em suas idéias e atitudes”.
Existe solução?
Em casos em que o casal está em crise, é preciso expor ao parceiro os sentimentos e tentar achar uma solução para o problema. “Fale como se sente diante da crise que estão vivendo. Peça ajuda, pergunte a opinião dele e, principalmente, ouça o que ele tem a dizer. É importante fazer acordos, estabelecer o que é negociável ou não buscando formas mais agradáveis de convivência em que nenhum dos dois alimente o ciúme do outro”, afirma Suely.
Sem crises
Para ter um relacionamento saudável sem crises, Suely revela: “A confiança e a comunicação representam o pilar de qualquer relação a dois. Assim, quando a insegurança se manifestar, é sempre recomendável recorrer ao diálogo o quanto antes. Um relacionamento saudável não é aquele em que duas pessoas se anulam para formar uma e, sim, o que representa a união de duas personalidades distintas que buscam se harmonizar porque desejam a felicidade juntos”.
Autoconfiança é importante
Confiar em si mesmo e ter boa autoestima é essencial para o relacionamento não ter crises fortes de ciúme e insegurança. “Uma boa dose de autoconfiança ajuda a controlar as crises de insegurança geradoras do ciúme. Nesse sentido existem muitos profissionais que podem auxiliar nessa mudança de comportamento, como psicólogos, coaching, mediadores de conflitos, etc. Para casos patológicos, deve-se buscar ajuda de um psicoterapeuta e, em alguns casos, de um psiquiatra, a fim de evitar sofrimentos maiores”, completa a Mediadora de Conflitos.
Um relacionamento bom e duradouro é baseado na confiança e na harmonia. Não esqueça de sempre buscar o entendimento e a paciência! E você, já sofreu com ciúme devastador? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Fonte: Papo Feminino 

0 Recadinhos: